Política de qualidade
Centro Social de Remelhe- D. António Barroso
Política de Qualidade
(ISO 9001:2015, 5.2)
A Política da Qualidade do Centro Social de Remelhe D. António Barroso expressa o compromisso da Direção e de todos os colaboradores com os princípios da Qualidade, com o cumprimento dos requisitos legais e normativos e com a melhoria contínua do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), em todas as suas respostas sociais: Creche, Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) e Centro de Dia.
Esta política aplica-se ao planeamento, conceção, organização, execução, acompanhamento e avaliação de todas as atividades desenvolvidas no âmbito dos serviços prestados.
A nossa atuação é orientada por um conjunto de valores e princípios centrados:
- Na satisfação dos clientes/utentes, procurando responder às suas necessidades, expectativas e promovendo ativamente a sua qualidade de vida;
- Na valorização das famílias, enquanto parte integrante do processo de cuidado e desenvolvimento;
- Na qualificação e motivação dos colaboradores, incentivando a formação contínua e o trabalho em equipa;
- Na promoção de parcerias e na articulação com a comunidade, favorecendo a inclusão, a solidariedade e a partilha de recursos;
- No cumprimento rigoroso da legislação aplicável, dos requisitos estatutários e normativos;
- Na melhoria contínua dos processos, através da monitorização sistemática, avaliação de desempenho, recolha de feedback e implementação de ações de melhoria.
Missão
A missão da Instituição propõe, alicerçar-se na vida de D. António Barroso, trabalhando com valores e serviços de excelência, na área social, da educação, da saúde e intervenção comunitária, promovendo a melhoria continua da qualidade de vida e felicidade, assim como responder às necessidades e problemas sociais da comunidade local e freguesias circundantes.
Visão
Ser reconhecida como uma instituição de referência, integrada na comunidade, que preste serviços de qualidade nas várias áreas de intervenção. Pretende, desta forma, adaptar a sua intervenção, às necessidades sociais que possam surgir, com respostas ajustadas à dimensão psicossocial e espiritual das pessoas que nos procuram.
Valores
Equidade: Proporcionar a todos o mesmo tipo de tratamento e igualdade de oportunidades.
Solidariedade: Trabalhar com pensamento solidário com os clientes, colaboradores, dirigentes, associados e toda a comunidade.
Altruísmo: Acolher, integrar e ajudar genuinamente os que procuram os nossos serviços.
Confiança e Honestidade: Promover a confiança nas práticas da Instituição, assentada na transparência e seriedade dos serviços prestados.
Humanização: Ter como pilares o respeito e a valorização de cada individuo, construindo relacionamentos interpessoais e ambientes de qualidade.
Melhoria continua: Fomentar o trabalho em equipa que assegure a melhoria da qualidade de vida das pessoas que nos procuram, através de um serviço atento, dinâmico e em constante formação.